Conexão Perdida: Saiba seus direitos e o que fazer

Entenda o que fazer quando você perde a conexão no aeroporto, quais são seus direitos nessa situação e quando você pode receber uma indenização.

O que fazer quando perde a conexão?

Ter que lidar com uma conexão perdida pode ser uma experiência estressante para qualquer pessoa. Além de atrasar a viagem, perder o voo geralmente causa problemas de logística, gera despesas adicionais e compromete planos de negócios ou lazer. Quando você pega um voo com conexão, significa que você precisa fazer uma parada em um aeroporto intermediário antes de chegar ao seu destino final e, normalmente, aguardar algumas horas entre um voo e outro. A conexão de voo geralmente é necessária quando não há voos diretos disponíveis entre o aeroporto de origem e o de destino. Também é comum acontecer em trechos de passagens promocionais. Em qualquer um desses casos, quando acontece um atraso ou cancelamento no início do trecho, você pode perder o voo de conexão, o que compromete toda a logística de deslocamento. No entanto, se o voo atrasou e você perdeu a conexão, é dever da empresa aérea oferecer assistência material e resolver o problema com agilidade.
Perdi o voo, quais meus direitos?

De acordo com a Anac, em problemas de conexão perdida por culpa da companhia aérea, você tem o direito à assistência material e pode escolher entre receber reembolso integral da passagem ou embarcar em voo alternativo.

Provas para Conexão Perdida

Se você quer exigir seus direitos, é importante guardar todas as provas relativas ao voo perdido. Quando ocorrer perda de conexão de voo, você pode apresentar comprovantes de compra ou de embarque, bilhetes originais e realocados, comunicações com a companhia e gastos extras, se houver.

Indenização por Conexão Perdida

Você tem direito a uma indenização por atraso de voo e perda de conexão se chegar ao destino final 4h ou mais depois do horário previsto ou se tiver que deixar de viajar por causa da situação. Basta apresentar seus bilhetes para a Appex que iremos analisar o seu caso e resgatar um possível valor imediatamente.

Quando o voo atrasa, a conexão espera?

Não, a conexão não espera, e isso é mais comum do que parece, acontecendo diariamente em aeroportos ao redor do mundo. As companhias aéreas organizam voos com conexões por diversas razões, mas atrasos ou cancelamentos no primeiro trecho podem fazer com que você perca todo o itinerário planejado. É importante que os passageiros estejam cientes dessa possibilidade e, mais ainda, conheçam seus direitos para lidar com essas situações de forma adequada.

 

Conexão perdida: por que esse tipo de situação acontece?

Em 2024, atrasos superiores a 2 horas impactaram 4,488 milhões de passageiros no Brasil, um aumento em relação aos 3,969 milhões registrados em 2023. Isso equivale a 1 em cada 18 passageiros enfrentando atrasos neste ano.

Em geral, a perda de conexão de voo no aeroporto é uma possibilidade real que os passageiros devem estar preparados para enfrentar.

Por isso, é importante você conseguir identificar as situações que podem causar uma conexão perdida. Veja a seguir quais são as mais comuns:

Conexão perdida por atraso no voo

O voo do início do trecho pode atrasar devido a condições climáticas adversas, problemas mecânicos na aeronave ou outras razões imprevistas, gerando uma perda de conexão. Se você quer saber mais sobre problemas com atraso de voo, não deixe de ler nosso guia completo sobre o assunto.

Tempo de conexão insuficiente

Se o tempo de trânsito entre os voos não for suficiente, pode ser difícil chegar ao portão de embarque da conexão. Isso acontece quando o voo de conexão tem horário de partida muito próximo ao da chegada do voo anterior.

Troca de terminal ou aeroporto

Se o voo de conexão estiver em um terminal ou aeroporto diferente do primeiro voo, o tempo para chegar ao portão de embarque é maior. Então, se houver um imprevisto no meio do caminho, é possível que ocorra a perda da conexão. Por exemplo, se acontecer um atraso no voo inicial ou mesmo no transporte terrestre, você pode ter que enfrentar o desconforto de uma conexão perdida.

Problemas com a bagagem

Se a bagagem despachada não chegar a tempo, pode ser difícil fazer a conexão. Isso acontece, por exemplo, quando há falhas nos processos de segurança e transferência e ocorre extravio de bagagem. Além disso, o atraso na devolução da bagagem pela companhia aérea pode impactar o desembarque e fazer com que você se atrase para o voo de conexão, principalmente se tiver pouco tempo.

Falta de tripulação

De acordo com as leis trabalhistas, os funcionários das empresas aéreas devem respeitar o limite de 11 horas consecutivas de trabalho. Por isso, às vezes acontece um cancelamento de voo no aeroporto por problemas logísticos na gestão da tripulação.

Sistema de radares

Uma falha no sistema interno de radares dos aeroportos pode gerar cancelamentos de todos os voos de um país, você sabia disso? Afinal, eles são responsáveis por monitorar toda a atividade na malha aérea e, sem essas informações, é bem provável que acidentes aconteçam.

Erros de reserva

Se a companhia aérea passar informações erradas no momento da reserva, errar a emissão das passagens ou fazer uma alteração nos seus voos, deixando pouco tempo de conexão, é possível que você tenha problemas. Esses erros podem levar a atrasos na chegada ao aeroporto, falta de tempo para passar pelo check-in e pela segurança e, consequentemente, perda da conexão.

Falha na comunicação entre companhias aéreas

As falhas de comunicação mais frequentes ocorrem nos casos em que o voo de uma companhia aérea é cancelado ou atrasado e, como consequência, o passageiro perde o próximo voo, operado por outra companhia. Se o primeiro voo atrasou e você perdeu outro voo, é dever da companhia aérea que opera o trecho inicial informar a empresa responsável pela conexão e buscar medidas para minimizar o impacto na sua viagem.

Apesar de existirem vários motivos que podem levar a uma conexão perdida, o mais importante é você lembrar que tem direitos em todos esses casos.

Além de receber assistência material, você pode exigir uma indenização por danos morais se chegar ao seu destino final com 4h ou mais de atraso por conta do erro da companhia aérea.

Perdi o voo de conexão, e agora?

Quando você perde a conexão de um voo por causa da companhia aérea, é importante que entenda quais são seus direitos e o que pode fazer para minimizar o transtorno.

Em primeiro lugar, mantenha a calma, pois você tem direitos! Em seguida, busque a equipe de atendimento da companhia aérea para saber o que a empresa já está fazendo para solucionar o problema.

Além disso, para saber o que fazer quando perder o voo, você deve ter conhecimento sobre as suas opções para exigir uma postura adequada da companhia aérea.

Confira a seguir quais são seus direitos por lei!

Receber Reembolso

O reembolso por voo cancelado deve ser no valor integral da passagem aérea, incluindo as taxas. Se você escolher essa opção, a companhia aérea não precisa fornecer assistência material.

Remarcar o voo e ser realocado ao próximo

Outra opção que você tem é escolher um outro voo na data e horário que preferir, sem taxas adicionais. Se quiser, você pode embarcar no próximo voo, da mesma ou de outra companhia aérea, para o mesmo destino, sem custos adicionais.

Receber assistência material

Você tem direito a assistência material conforme o tempo de espera no aeroporto. Isso inclui acesso a meios de comunicação após 1 hora de atraso, alimentação adequada a partir de 2 horas, e acomodação ou transporte a partir de 4 horas. Essas medidas visam minimizar os transtornos durante o atraso e são um direito garantido por lei.

Receber uma indenização

Se você chegar ao destino final com um atraso de 4 horas ou mais em relação ao horário previsto, mesmo que a companhia aérea tenha buscado soluções, o transtorno já foi causado, impactando seus compromissos e causando desconforto. A Appex busca uma indenização imediata para compensar esse prejuízo.

Lembre-se de que você todos os direitos acima são válidos quando a companhia aérea é responsável pela conexão perdida, mas não se aplicam em caso de perda de voo por atraso de passageiro ou se você perder a conexão de propósito.

É importante lembrar que a companhia aérea tem um período de até 72h antes do horário do voo para fazer qualquer alteração no trecho sem ser responsabilizada pela Anac ou por órgãos judiciais.

Porém, quando esse prazo não é cumprido, o que acontece na maioria dos casos de conexão perdida, você pode escolher entre embarcar no próximo voo, remarcar o voo ou receber reembolso.

Conexão perdida gera indenização?

Se você, como passageiro, cumpriu com a sua parte ao comprar a passagem, a empresa aérea deve fazer a parte dela, certo?! Infelizmente, não é sempre assim!

Por isso, a Anac e as últimas decisões judiciais indicam que, se as companhias aéreas não cumprirem as suas obrigações, o passageiro pode receber uma indenização por conexão perdida.

Mas, para isso acontecer, é necessário que a perda da conexão tenha sido causada por uma falha da companhia aérea, como um atraso significativo no voo anterior.

Portanto, a indenização por atraso de voo e perda de conexão é possível nas seguintes condições:

Você chegou ao seu destino final com 4 horas ou mais de atraso;

A companhia aérea avisou sobre o cancelamento de voo com menos de 72 horas de antecedência.

É importante destacar que, independente de ter recebido assistência material, você pode exigir uma indenização se passou pelas situações acima. Você teve um voo cancelado de última hora ou a companhia aérea atrapalhou sua viagem com um atraso? Então descubra como comprovar uma conexão perdida.

Comprovar que perdeu conexões de voo?

Se você decidir buscar seus direitos, é muito importante ter alguns documentos que comprovam a conexão perdida.

Mas não se preocupe, é muito simples provar que você perdeu uma conexão por falha da companhia aérea. Entenda o que você pode apresentar de provas:

Cartões de embarque (do voo atrasado ou cancelado, do voo de conexão que você perdeu e, se houver, do novo voo em que foi realocado);
O e-mail de confirmação de compra da passagem;
E, se for o seu caso, recibos de gastos extras que você teve por conta do atraso, como alimentação, transporte e hotel.

Viu como é simples?

Agora é só falar com a Appex e analisar seu caso gratuitamente.